terça-feira, 22 de março de 2011

Albert Einstein

Nasceu em 14 de Março de 1879 na cidade de Ulm, Alemanha.
Este génio do século XX teve uma infância solitária. Gostava de ler e ouvir música. Einstein sempre demonstrou grande habilidade para a compreensão dos conceitos matemáticos. Com 12 anos de idade aprendeu sózinho Geometria Euclidiana e, quando a sua família se mudou para Milão em 1894, Einstein dedicou-se à leitura de inúmeros livros de ciências. "O Livro Popular das Ciências Naturais", escrito por Bernstein em 1869, é considerado como uma das obras que mais o marcou na sua juventude.
Einstein tinha uma enorme curiosidade em compreender o universo (...) e auto-classificava-se como «livre-pensador fanático».

O que defendeu Einstein

Apesar de actuar em prol da paz ao longo da sua vida, Einstein defendeu o desenvolvimento da bomba atómica pelos Estados Unidos, com o objectivo de frear Hitler e a Alemanha nazista. Em 1939, após tomar conhecimento de que os alemães estavam a dedicar-se a um sigiloso projecto que envolvia o uso de urânio, Einstein enviou uma carta ao Presidente Roosevelt, dos Estados Unidos para se dedicarem à pesquisa nuclear. Isto resultaria no Projecto Manhattan e na construção da bomba atómica.  Adquiriu em 1940 a cidadania americana e, horrorizado com as consequências das explosões em Hiroshima e Nagasaqui, iniciou em 1946 uma campanha contra a bomba nuclear.

A Relatividade, teoria desenvolvida no início do século XX, objetivava inicialmente dar conta de certas anomalias no conceito do movimento relativo, mas nas suas ramificações, desenvolveu-se em um dos mais importantes conceitos básicos da Física. A Teoria da Relatividade, desenvolvida originalmente pelo Físico Albert Einstein, é a base para posteriores teorias que envolvem a Unidade Essencial , da Matéria e Energia, Espaço e Tempo e das forças da Gravidade e Aceleração.
Einstein apresentou uma nova maneira de se entender e interpretar a luz. Até então a ideia universalmente aceite era a de que a luz, como todo o espectro electromagnético, era constituída por oscilações do campo electromagnético. Einstein baseou-se nos estudos de Max Plank e demonstrou que a luz pode ser interpretada como sendo formada de "partículas de energia", independentes, discretas, oscilantes, com energia proporcional à sua frequência de oscilação.
Baseado na sua Teoria da Relatividade, Einstein explicou as variações no movimento orbital dos planetas e previu a inclinação da luz das estrelas na vizinhança de um corpo massivo, como o Sol. A confirmação deste último fenómeno durante um eclipse em 1919 tornou Einstein mundialmente conhecido.
Os seus principais trabalhos são: "Teoria Especial da Relatividade", 1905; "Teoria Geral da Relatividade", 1916; "Investigações sobre a Teoria do Movimento Browniano", 1926; e "Evolução da Física”, 1938. Entre os seus trabalhos não científicos destacam-se "Sobre Sionismo", 1930; "Minha Filosofia", 1934; e "Meus últimos anos", 1950.
 A terceira publicação de Einstein, em 1905, sobre a electrodinâmica dos corpos em movimento, tratava do que ficou conhecido como teoria especial da relatividade. Esta teoria baseava-se no princípio de que toda a medição do espaço e do tempo é subjectiva. Isto levou Einstein a desenvolver mais tarde uma teoria baseada em duas premissas: o princípio da relatividade, segundo o qual as leis físicas são as mesmas em todos os sistemas de inércia de referência, e o princípio da invariabilidade da velocidade da luz, o qual afirma que a luz se move com velocidade constante no vácuo.
Comprovadas as suas teorias, Albert Einstein recebeu o Prémio Nobel da Física em 1921, não pela teoria da relatividade restrita, mas sim pelos seus trabalhos de 1905 sobre o efeito fotoeléctrico.

Em busca da Teoria Unificada

Na teoria da relatividade de Einstein, a força da gravidade tornou-se uma expressão da geometria do espaço e do tempo. As outras forças da natureza, como o electromagnetismo, não foram descritas nestes termos. O grande físico Albert Einstein, dedicou os últimos dias da sua vida à teoria final, ao qual unificaria as extremidades do nosso universo físico e teórico e mudaria o novo conceito de electromagnético e gravidade. Mas infelizmente, não conseguiu resolve-lo antes de morrer em 1955. Ele era um pouco contra as teorias de incerteza.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein
Trabalho de grupo: Isa,São, Bina e Mia

Sem comentários:

Enviar um comentário